Kyocera

3 Vantagens do uso da impressão a jato de tinta

Partilhe este artigo

Atualmente as empresas estão conscientes da real importância do conceito sustentabilidade ambiental e isso é particularmente importante em empresas grandes que necessitam de tecnologia de impressão. Há medida que as empresas se esforçam para reduzir os seus efeitos das mudanças climáticas, a pressão sobre as empresas para cumprir com as regulamentações ambientais é cada vez maior.

Ser uma empresa ecológica e sustentável está se a tornar uma obrigatoriedade para a maioria das empresas.

A impressão em grande escala é uma tarefa que consome elevadas quantidades de energia e recursos como tal é essencial que sejam tomadas medidas para proteger o planeta e o seu meio ambiente.

A indústria geral de celulose, papel e impressão na Europa consome bastante energia, totalizando cerca de 3,1% do consumo de energia do continente, de acordo com um artigo da Impress Print.

A adoção de uma abordagem de negócios “mais ecológica” não é apenas boa para o meio ambiente.

Uma das tendências que se tem observado no consumidor é que este dá preferência a empresas cujo seus produtos ou serviços refiram e disponibilizem opções mais ambientalmente amigáveis do que a concorrência.

A tecnologia que uma empresa adota para a sua impressão é um dos pilares que ajudará a determinar o quanto a empresa é ecológica. A tecnologia de impressão a jato de tinta digital é um excelente exemplo de método de impressão que suporta uma redução da contaminação ambiental.

A tecnologia usada para impressão a jato de tinta fornece uma maneira para as empresas imprimirem de maneira mais eficiente e sustentável, o que naturalmente tem um impacto positivo no meio ambiente, além de economizar dinheiro, criando assim uma situação vantajosa para todos os envolvidos.

Perceba nos parágrafos abaixo como a impressão a jato de tinta permite as empresas reduzirem o seu impacto no meio ambiente:

  1. Redução de Desperdício

Os dispositivos de jato de tinta usam toners para transferir uma imagem digital para um formato impresso. Em geral, as impressoras digitais são a opção mais inteligente para execuções de produção de média escala, que por vezes podem ser difíceis de executar a um custo razoável.

A impressão de produção significa que a quantidade de impressões necessárias pode ser calculada de forma precisa e impressa com eficiência, sem produzir em excesso.

 “O consumo de energia e os desperdícios podem ser reduzidos ao mínimo com esta nova tecnologia”

Em vez de imprimir em excesso para atender à quantidade necessária e, em seguida, desperdiçar milhares de cópias, juntamente com a energia usada para imprimi-las, esses dispositivos podem imprimir o intervalo específico necessário.

Além das muitas iniciativas de reciclagem de toners de tinta promovidas por várias empresas que dependem de jato de tinta, agora existem alternativas “verdes” que têm tintas mais naturais e ecológicas que chegam ao mercado de impressão. Elas foram projetadas para serem menos prejudiciais ao meio ambiente do que outras tintas mais artificiais.

  1. Menor consumo de energia

Na verdade, as impressoras a jato de tinta consomem muito pouca eletricidade em comparação com outras tecnologias digitais, como dispositivos a laser. A impressão a laser utiliza quantidades significativas de energia, pois essas máquinas precisam aquecer o toner na preparação para a impressão e manter essas temperaturas muito altas durante todo o processo.

Além disso, os dispositivos a laser funcionam com uma variedade de unidades e peças avançadas, que juntos aumentam o consumo de energia dessa técnica de impressão, enquanto as impressoras a jato de tinta exigem apenas o uso de toners.

A mudança da tecnologia laser para o jato de tinta será altamente benéfica para as empresas que devem cumprir os limites regulamentares de consumo de energia ao imprimir em larga escala, pois os níveis de energia usados pelo jato de tinta não os colocam em risco de ultrapassar as restrições.

  1. Eficiência na inovação

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que o jato de tinta permite que os utilizadores imprimam grandes quantidades de documentos personalizados automaticamente em uma única passagem, o que significa que não há necessidade de dois dispositivos separados (digital e offset) para preparar simultaneamente diferentes seções de conteúdo que requerem personalização, que é um dos métodos usados por algumas empresas. Embora os dispositivos a laser permitam isso, ele tem um custo muito maior, o que o torna insustentável a longo prazo, devido ao aumento da tecnologia de jato de tinta.

As impressoras a jato de tinta são dispositivos multifuncionais, graças às suas inovadoras capacidades de impressão variável, o que significa que o consumo geral de energia e os níveis de geração de resíduos podem ser reduzidos ao mínimo.

Dada a crescente procura por conteúdo mais personalizado, no setor de marketing, por exemplo, essa capacidade é muito atraente para empresas que desejam continuar produzindo grandes quantidades de impressões, mas também se concentram em reduzir sua pegada de carbono para demonstrar seu compromisso com a proteção do meio ambiente.

Kyocera
, ,